LIVRO SENSORIAL/PAINEL SENSORIAL/LIVRO ARTESANAL

Livros sensoriais também conhecidos por quiet books ou busy books são livros feitos em pano, feltro ou EVA (etil vinil acetato).
Com estes livros pretende-se que as crianças desenvolvam diversas competências tendo por base atividades da vida diária.
Estes livros podem ser temáticos (As divisões da casa, objetos e atividades aí desenvolvidas, o mar e elementos desse ambiente, meios de transporte e regras de trânsito…) ou sobre habilidades que as crianças deverão aprender (apertar cordões, dar laços, abrir e fechar fechos eclair, apertar e desabotoar botões…).
Estes livros podem ser feitos em casa com materiais acessíveis e realizados sempre de acordo com os interesses e o nível de desenvolvimento em que se encontra a criança.
Neste filme pode ver-se o livro que construímos.



Ficha de Trabalho com a descrição do processo de construção do livro sensorial


Livros POP UP
Os livros PoP up maravilharam muitos de nós na infância. O "Era uma vez" contado de maneira dinâmica e surpreendente, na forma de ilustrações, com dobragens de papel que saltam dos livros que dão movimento e vida à nossa imaginação.



Livro pop up - Materiais
Materiais para construção de um livro Pop Up

Livro pop up - construção
Construção do livro Pop Up

Abaixo podemos ver um filme com o livro que construímos.




KIRIGAMI


Kirigami

Kirigami (japonês - de Kiru "recortar" e Kami "papel") é a arte tradicional japonesa de recorte de papel, crianado representações de determinados seres ou objetos.
Para este trabalho usamos como modelo uma imagem do livro "Kirigami - Le manuel d'apprentissage aux l'art du Kirigami", que aproveitamos para ilustrar o livro "A fada Oriana".



Sem comentários:

Enviar um comentário